domingo, 12 de dezembro de 2010

É melhor pensar duas vezes antes de esmagar uma formiga!

As formigas-cortadeiras costumam andar em fila, carregando pedaços de folhas muito maiores que o próprio corpo. São ágeis no corte dos vegetais e são consideradas as primeiras agricultoras do planeta! Na verdade, elas não cultivam vegetais e sim, fungos! Os fungos são seu principal alimento e crescem juntos aos pedaços de vegetais que o inseto carrega para dentro da colônia. Estima-se que o hábito de cultivar fungos tenha surgido há 50 milhões de anos entre as formigas ancestrais que deram origem às cortadeiras de hoje. Já entre o ser humano, a agricultura existe, há, aproximadamente, 10 mil anos. As formigas saíram na frente!
Por um lado, a má fama entre os agricultores, pois elas podem acabar com uma plantação inteira, cortando com facilidade as folhas frágeis de alguns vegetais. Por outro, várias espécies de animais e vegetais dependem dessas formigas. As cortadeiras podem ajudar na germinação das sementes de plantas que só existem em áreas importantes, como a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, nas florestas nativas, os ninhos das cortadeiras servem de abrigo a várias outras espécies de invertebrados, como vespas, aranhas e até outras formigas.

Carona.

As moscas, inimigas naturais das cortadeiras, colocam seus ovos na cabeça das formigas operárias e depois de se desenvolverem, viram larvas e comem a cabeça das formigas! Para evitar o ataque inimigo, as cortadeiras maiores costumam dar carona para as operárias menores. Elas levam nos pedaços de folhas cortadas, formiguinhas miúdas, evitando assim, o ataque das moscas!


Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças / nº218/ Novembro de 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário