quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Na contramão da política de combate ao desmatamento.

Nos dois últimos anos (2008 - 2010), o Banco Nacional de Desesnvolvimento Econômico e Social (BNDES) investiu cera de R$ 10 bilhões em grandes frigoríficos, como o JBS, Bertin (que se fundiram) e Margfrig, com o intuito de consolidar a posição do Brasil como principal exportador mundial de proteína animal, época em que o governo já havia reconhecido a pecuária como o maior motivo do abate da Floresta Amazônica.
De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), faltou coordenação do governo para evitar o choque dessas duas políticas: pecuária X desmatamento.
Na época dos grandes investimentos em frigoríficos, relatórios oficiais mostravam que a pecuária dominava 80% das áreas desmatadas. Em 2006, a Amazônia concentrava a terça parte do rebanho nacional. E em 2007 o ritmo das motosserras voltara a crescer. Com o dinheiro do BNDES, os frigoríficos reforçaram o avanço da pecuária na Amazônia: TODOS têm estabelecimentos industriais na região.
Segundo a auditoria aprovada pelo TCU, alguns frigoríficos beneficiados pelo BNDES adquiriram gado de fazendas envolvidas com o desmatamento e trabalho escravo.
E mais, o Tribunal avaliou também, créditos do Banco da Amazônia e do Banco do Brasil, num total de investimentos de R$ 31 bilhões.
Devido à pressão do Ministério Público do Pará contra o gado ilegal, somente no fim de 2009 o BNDES passou a cobrar dos frigoríficos beneficiados que não comprassem gado de áreas desmatadas.

Fonte: Jornal "O Estado de São Paulo", Marta Salomon, publicado em 24/10/2010.

Um comentário:

  1. Parabéns Marcia pelo blog!

    Que bom seria se todo blog tivesse o perfil que o teu tem, de informar as pessoas....mas enfim neh..

    E é importante para nos conscientizar daonde vem a comida do dia-a-dia neh, pois com a correria do dia, se esquece de coisas triviais como esta!..Isso ajuda para mudar na maior tristeza que acontece hoje em toda sociedade: a indiferença do homem com a NATUREZA!

    Mas parabens, adorei o blog!

    Bjo Professora!

    Felipe (ex-aluno dessa menina tão querida!)ehehehe

    ResponderExcluir